18/12/2022-10h08
Futuro ministro da Casa Civil divulgou número e negou que nomeações sejam vinculadas a aprovação de PEC

O futuro ministro da Casa Civil, o petista e atual governador da Bahia Rui Costa, afirmou neste sábado (17) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva terá 37 ministérios.
Atualmente, após enxugamento de pastas feito no início da gestão de Jair Bolsonaro, e recriação de parte delas depois, são 23 ministérios ativos.
De acordo com Costa, a orientação é ampliar os ministérios sem criar cargos novos.
“Um pedido do presidente [Lula] foi não haver ampliação de cargos, ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios”, disse.
“Como vamos transformar 23 em 37? Estamos usando a criatividade e inovando. As áreas meio serão unificadas, áreas comuns para vários ministérios. Hoje o Ministério da Economia desmembra em Industria e Planejamento, mas a área meio será a mesma. Racionaliza o gasto, com mesma equipe cuidando da área meio”, explicou.
Entre as áreas mencionadas por Costa, que devem voltar a ter ministro próprio, estão Esportes, Portos, Transportes, Pesca e Cidades, além do retorno da trinca Fazenda, Planejamento e Indústria, atualmente concentrada sob o Ministério da Economia.
Povos Originários é outro tema que deverá também ganhar nova pasta, “como Lula se comprometeu”, disse.
“Essa é uma questão emblemática. O Brasil se desgastou muito com essa questão simbólica dos indígenas, e estão buscando fazer essa reparação e buscando reparar a imagem internacional”, acrescentou.
A lista completa de ministérios, afirmou Costa, deve ser divulgada nos próximos dias.
O governador baiano também comentou que a equipe de Lula irá visitar a Granja do Torto, onde o ex-presidente pretende voltar a morar, nos próximos dias, para avaliar as condições e viabilizar a mudança.
“Deve precisar de reparos que são habituais durante qualquer mudança, então estão fazendo uma avaliação”, disse.
 Portal de Noticias Midia do MS Portal de Noticias  Midia do MS
Portal de Noticias Midia do MS Portal de Noticias  Midia do MS
				