08/03/2022- 12h12
MP, Sesau, comerciantes, transporte coletivo, entre outros, serão ouvidos sobre o assunto
 Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, no meio da foto, ao lado da vice-prefeita, Adriane Lopes. – (Foto: Henrique Kawaminami, Jornal Midiamax)
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, no meio da foto, ao lado da vice-prefeita, Adriane Lopes. – (Foto: Henrique Kawaminami, Jornal Midiamax)
Reunião na quarta-feira (8) pode definir o fim do uso de máscaras em Campo Grande, adotado desde 2020 por causa da pandemia de Covid-19. Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a decisão não será em conjunto com Ministério Público, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Consórcio Guaicurus, entre outros. O encontro está marcado para 15h30 de quarta-feira, no gabinete do prefeito.
“[A reunião] é para que a gente possa delimitar se é necessário e oportuno nesse momento retirar as máscaras ou começarmos flexibilizando em alguns lugares”, afirmou. Teoricamente, hoje, a utilização do equipamento de proteção é obrigatório em todos os espaços, exceto para alguns públicos.
Queda no número de internações, bem como de mortes pela doença, após o pico mais recente e também vacinação com a terceira dose, faz com que o município cogite a retirada novamente. A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou o fim do uso em ambientes fechados o que, segundo Marquinos, apesar das diferenças regionais, portanto da pandemia, acelerou a discussão em Campo Grande.
MS caminha para endemia
Já Mato Grosso do Sul atingiu mais de 90% da meta vacinável na última semana de fevereiro deste ano e caminha para tratar a Covid-19 como uma doença endêmica, algo que inclusive já é discutido em outros estados brasileiros e países do exterior. Atualmente, o novo coronavírus é considerado uma pandemia, quando a doença é encontrada em mais de um continente, com transmissão comunitária.
Nesta terça-feira (8), um dia após a prefeitura do Rio de Janeiro se reunir com o comitê científico, foi definida a desobrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Com isso, o Rio se tornou a primeira capital do país a tomar a medida. O decreto foi publicado pelo prefeito Eduardo Paes.
 Portal de Noticias Midia do MS Portal de Noticias  Midia do MS
Portal de Noticias Midia do MS Portal de Noticias  Midia do MS
				