O custo será de R$ 6,243 para cada 100kWh consumidos
Divulgado na noite de sexta-feira (28), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que a bandeira tarifária em junho de 2021 será vermelha, patamar 2, com custo de R$6,243 para cada 100kWh consumidos.
De acordo a agência, o mês de maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis. Junho inicia-se com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos para essa época do ano, o que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção termelétricas.
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos, deixar o chuveiro na temperatura morna durante o verão, manter os filtros do ar-condicionado limpos, colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto, se atentar a necessidade de abrir a geladeira a todo momento, não colocar alimentos quentes dentro do eletrodoméstico, e verificar regularmente as borrachas de vedação, são algumas das maneiras de reduzir os custos.