Home / Noticias / Atuação de Zé Teixeira garante empregos no setor de transportes

Atuação de Zé Teixeira garante empregos no setor de transportes

24/09/2023-07h40

O trabalho do deputado Zé Teixeira (PSDB) ajudou a garantir empregos e dinamizar o setor de transportes em Mato Grosso do Sul. Nesta semana, os empresários Beto Dantas, Edson Aparecido e Odair Matheus se reuniram em Dourados com o deputado para agradecer a intercessão junto ao Inmetro e ao Governo do Estado. 

A atuação de Zé Teixeira possibilitou a atualização do sistema de consulta de instrumentos no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados – PSIE, e liberou a pesquisa em toda a base de dados referente ao “histórico de vida” do veículo tanque pesquisado a partir da placa ou chassi. A medida leva em conta o fato de que os veículos tanques que transportam produtos perigosos no Brasil devem passar por verificação compulsória dos órgãos delegados do Inmetro nos Estados para obter o certificado de verificação. 

“Como fazemos sempre, escutamos os pedidos propostos pelas categorias e buscamos encontrar a melhor solução para atender as demandas”, explicou Zé Teixeira. A partir de agora, todo cidadão pode consultar pela internet ao acessar a página do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) se o veículo tanque que transporta combustível, por exemplo, está com o certificado válido. A consulta pode ser feita pelo link https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento.

“Validando o link para pesquisa, estamos salvando o emprego de mais ou menos 120 transportadores de óleo de soja só em Dourados, extensivo aos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Piauí e onde mais tenham unidades das Bunge e que exigiam esse tipo de documento”, afirmou Odair Antônio Matheus, da KM Transportes.

O transporte de produtos para consumo humano ou animal em veículo ou equipamentos de transporte que tenham sido utilizados para a movimentação de produtos perigosos continua sendo proibido no País. Os veículos que transportam óleo vegetal, ao serem pesquisados pela placa ou por chassi, apresentarão a informação de que não foram verificados, ou seja, o sistema trará a mensagem em “Dados do Instrumento: Não há registro na base de dados do Inmetro para os filtros informados”.

Anteriormente, a pesquisa trazia os dados dos instrumentos e verificações referentes aos últimos cinco anos. Agora, a pesquisa trará todo o histórico de verificações. Mas, é importante frisar que se não for colocada a placa ou o chassi do veículo a busca se manterá nesses cinco anos.

Além da equipe do Inmetro, a solução contou com o apoio do vice-governador Barbosinha. “Nós percebemos, na preocupação do Matheus e do Edson, diante de uma demanda apresentada pelo deputado Zé Teixeira, que essa poderia ser uma decisão simples e objetiva, e que dependia apenas de uma alteração na plataforma de consultas do Inmetro, atestando, ou não, a validação dos caminhões aptos ao transporte de cargas perigosas, ou de produtos alimentícios”, observou Barbosinha.

Por Adriano Furtado com informações da Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria