O Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou a Força Nacional a vir para Mato Grosso do Sul para apoiar a Polícia Federal nas ações que acontecem nas aldeias indígenas e na região da fronteira do Estado por 90 dias. A informação consta no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10).
Segundo a publicação, o apoio da Força Nacional à PF será nas aldeias indígenas do cone sul do Estado de Mato Grosso do Sul, que abrange sete municípios (Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo e Naviraí) e na fronteira seca de Mato Grosso do Sul com Paraguai.
Ainda conforme o Diário Oficial da União, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente ainda não ficou definido.
Em 2022, o Ministério da Justiça também autorizou a Força Nacional nas áreas de conflito indígena em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, a área compreendia os municípios de Amambai, Caarapó e Naviraí, que foram palco de confronto de policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, na retomada Guapoy, em junho do ano passado, nas proximidades de uma das aldeias de Amambai.