03/07/2022-07h51
Ao longo do início de 2022, o turismo de Mato Grosso do Sul tem colhido resultados positivos
Mato Grosso do Sul vai passar a utilizar uma das melhores plataformas de inteligência turística do país. Segundo informações da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), a implementação da plataforma é baseada em “Big Data”.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, assinou o termo de colaboração nesta quarta-feira (29), juntamente com o presidente do Sistema Comércio MS (Fecomércio-Sesc-Senac-IPF), Edison Araújo.
“Essa ferramenta vai ser fundamental para avançarmos muito na produção e gestão de dados e informações no setor turístico. Vai ser uma das melhores plataformas de big data em órgãos oficiais de turismo no Brasil, senão a mais completa”, explica Wendling.
Ele ainda destaca que é esperado o aumento na capacidade de antecipação de cenários.
“Vamos conseguir antever a busca dos turistas pelo nosso Estado, pelos nossos destinos e destinos concorrentes. Isso vai ajudar a traçarmos melhores estratégias de promoção e de captação desses turistas”, finalizou.
Conforme a divulgação, a plataforma permitirá o monitoramento da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários.
A plataforma já começa a ser utilizada imediatamente, e tem validade de 2 anos.
Big Data
A implementação da plataforma será um passo importante para o Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS), que, ao realizar as entregas com base em Big Data, passará a antever problemas.
As análises realizadas por meio de Big Data – grandes volumes de dados coletados de forma on-line mediante técnicas de inteligência – vão influenciar nas tomadas de decisão dos gestores públicos e privados.
Como ressaltado pelo setor, será possível obter o maior entendimento sobre quais são exatamente os mercados emissores e perfis de visitantes, bem como melhorar toda a cadeia de atendimento turístico do Estado.
Turismo em MS
Ao longo do início de 2022, o turismo de Mato Grosso do Sul tem colhido resultados positivos. Segundo operadores da área, a atividade vem crescendo desde o ano passado, após as baixas de 2020, em razão da pandemia de covid-19.
Segundo a coordenadora do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), Janaína Mainchein, são realizadas, constantemente, pesquisas para observar o movimento.
“Só em abril deste ano, a rede hoteleira teve 57% de taxa média de ocupação. Em 2019, esse índice foi de 46%”, afirmou.
Ela destaca, ainda, que empresários de um dos maiores destinos de ecoturismo do mundo têm percebido melhora no fluxo turístico da cidade.
“Os hotéis relatam que o movimento já voltou como era antes da pandemia. E o público tem mudado também. Temos recebido bastante sul-mato-grossenses, que têm diversificado os passeios além dos balneários”, contou.