Home / Noticias / Propriedades com gado orgânico dobram em Mato Grosso do Sul

Propriedades com gado orgânico dobram em Mato Grosso do Sul

19/05/2022-17h35

De 30 fazendas em 2021, o número de propriedades certificadas passou para 60 neste ano

download (2)

De acordo com a Associação Pantaneira de Pecuária Sustentável (ABPO), o número de propriedades que produzem carne orgânica e sustentável em Mato Grosso do Sul dobrou de 2021 para 2022, passando de 30 fazendas certificadas, para 60 fazendas associadas.

Segundo o gerente-executivo da ABPO Silvio Balduíno, atualmente há fazendas certificadas em todas as regiões do Pantanal de MS. “Aproximadamente seis marcas já comercializam o produto nos mercados interno e externo, e seis indústrias frigoríficas são credenciadas para fazer o abate desses animais”, informou Balduíno.

Dados da Embrapa Pantanal e da Embrapa Gado de Corte sinalizam um crescimento no número de animais e na quantidade de carne proveniente dessa cadeia.

Desde 2004, a Embrapa, a ABPO e a WWF (World Wild Fund for Nature), tem pesquisado a produção de carne orgânica no estado, e ao longo dos anos foram identificados pontos importantes como levantamento de custos, oportunidades e desafios de produção, e o crescente aumento de interesse do consumidor nesse tipo de produto.

Um fator que chama atenção dos produtores é o incentivo fiscal. Os pecuaristas podem ter descontos no ICMS, e premiações relacionadas ao imposto.

Fonte: Correio do Estado