08/09/2021- 07h41
Medida de Pacheco dificulta apreciação de projetos como mudanças no IR e privatização dos Correios
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu na noite de ontem (7.set) cancelar as sessões da casa legislativa nesta 4ª e 5ª feiras. A medida atrasa a análise de projetos importantes para o governo como as mudanças no Imposto de Renda e a privatização dos Correios.
Pacheco anunciou o cancelamento também das reuniões das comissões. A decisão veio após avaliação de que não há clima para votações e nem garantia de segurança depois dos atos antidemocráticos a favor do governo, com ameaças ao Supremo Tribunal Federal.
O anúncio do cancelamento foi enviado à noite aos senadores por mensagem. Um video do caminhoneiro Zé Trovão que circula pelas redes sociais convocava os manifestantes a irem ao Congresso nesta 4ª feira (8.set) pressionar os parlamentares a “exigência” do impeachment dos ministros do STF. No vídeo, Zé Trovão também comunica que o pedido será entregue ao presidente Jair Bolsonaro para que os órgãos federais tomam as medidas necessárias. O caminhoneiro, vestido com a bandeira brasileira, diz na gravação que “tem que resolver a situação do Brasil nesta semana”. A convocação chama os manifestantes para encontro na frente do Congresso às 14h.
No judiciário, o clima também é de tensão. Os ministros aguardam um posicionamento do presidente da Corte, Luiz Fux, na sessão desta tarde.