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Esse é o MS que cresce com os municípios, afirma Reinaldo Azambuja ao autorizar asfalto na Estrada do 21

12/03/2022- 08h22

O governador Reinaldo Azambuja percorreu de carro nesta sexta-feira (11) um dos trechos da MS-345, entre Anastácio e o distrito de Águas de Miranda, em Bonito, e autorizou o início das obras de pavimentação dos lotes 1 e 2 da referida rodovia, totalizando 52 km e custo de R$ 95,6 milhões. Os 100 km da MS-345 – do trevo com a BR-419 à Capital do Ecoturismo – serão totalmente pavimentados e as obras já se iniciaram, incluindo 14 pontes de concreto.

“São investimentos (R$ 212 milhões) em uma obra sonhada por décadas, que vai encurtar distâncias, interiorizar o desenvolvimento e fomentar o nosso turismo, que tem a pesca como o grande atrativo aqui na beira do Rio Miranda”, disse o governador, durante ato realizado em Águas de Miranda. “Esse é o MS que cresce com os municípios, com a população, os ribeirinhos, os guias de turismo, gerando empregos, oportunidades e qualidade de vida”, enfatiza.

Presente ao evento, o deputado Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, disse que os investimentos do governo em infraestrutura “têm mudado completamente o cenário econômico do Estado”, citando a integração dos eixos da Rota Bioceânica e o fim do isolamento no Pantanal, onde mais de 300 km de estradas estão sendo implantados. O deputado realçou ainda o “excelente trabalho” do secretário Eduardo Riedel.

A ordem de serviço foi assinada na presença dos prefeitos dos municípios do Sudoeste, dentre os quais Josmail Rodrigues, de Bonito, que classificou como “um presente” o asfaltamento da importante via, conhecida como Estrada do 21, polo de turismo de pesca. Acompanharam o governador na agenda os secretários Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Geraldo Resende (Saúde).

Trecho em obras no lote 4, a partir de Bonito: detonação de rochas (Foto: Edemir Rodrigues)

Era um lugar esquecido

A MS-345 se interliga do trevo com a BR-419, a 21 km de Anastácio, ao centro de Bonito, cortando uma região em expansão agropecuária, com áreas também de eucaliptos e mata virgem.  São 28,6 km da BR-419 até o Rio Miranda, no município de Anastácio, e mais 70,2 km até a Capital do Ecoturismo, entrecortados por morraria, vales, desfiladeiros e recursos hídricos que tornam a região um potencial para o turismo de aventura e contemplação.

Da varanda de sua pousada e restaurante na avenida principal de Águas de Miranda, Maria Aparecida dos Santo Souza, 53, lembra do lugar esquecido que era no passado o distrito e vislumbra desenvolvimento e prosperidade com a pavimentação da MS-345. A infraestrutura chegou somente em 2016, quando o governador Reinaldo Azambuja entregou o asfalto da travessia urbana do povoado – cerca de 1 km – da ponte do Rio Miranda à saída para Bonito.

“Isso aqui era um atoleiro, a estrada ficava intransitável quando chovia”, diz ela, conhecida como Dona Cida. “O governador entendeu nosso sofrimento e primeiro asfaltou o centro do distrito, agora, vai pavimentar a estrada toda. Uma benção!”, reage a moradora, que chegou àquela região na década de 1970 com a família (de paranaenses) para viver da pesca profissional. “Foi um começo difícil, a gente era esquecida, só aparecia mesmo o turista atrás do peixe.”

Dona Cida está radiante com a transformação do distrito, distante 70 km de Bonito. “Valeu a pena ser perseverante, vai melhorar tudo, graças a Deus”, diz ela, que morou com o marido, João Roberto (Maceda), 58, e um filha em barraco na beira do Rio Miranda. Empreendedora há 18 anos, ela atua nos setores gastronômico e hoteleiro (pousada com 10 apartamentos) e pretende ampliar seus negócios. “O turismo vai bombar, graças ao nosso governador”, aposta.

Ao lado do governado Reinaldo Azambuja, o prefeito de Bonito enfatiza a importância da presença da administração estadual na região (Foto: Chico Ribeiro)

“Vai virar um fervo”

Águas de Miranda, mesmo sem a infraestrutura viária que está chegando, tornou-se um dos polos de pesca esportiva do Estado pela piscosidade do Rio Miranda. Hoje, o lugar tem boa estrutura de acomodações (hotéis, pousadas e pesqueiros) e a prefeitura de Bonito pretende desenvolver vários projetos para fomentar e qualificar a atividade turística, incluindo grandes eventos e capacitação da mão-de-obra local, informou o prefeito Josmail Rodrigues.

Mesmo quem não está integrado à cadeia do turismo vislumbra uma mudança radical na sua vida e região. Morando há 33 anos em uma das curvas do trecho que corresponde ao lote 2 da obra, Aral Gonçalves, o Dedé, 66 anos, vê o progresso acenando com a movimentação das máquinas e operários. Dono de um bolicho típico de beira de estrada, foi peão de fazenda e testemunhou os tempos difíceis com a falta de acesso, energia e comunicação.

“O 21 era um deserto, pouca gente passava por aqui. Depois que abriu a estrada de Guia Lopes (da Laguna) a Bonito, então, ficou mais abandonado ainda”, conta Dedé. “Com toda a dificuldade a gente criou raiz, não troco meu lugar pela cidade. Agora, será uma maravilha com esse asfalto, isso aqui vai virar um fervo, tenho fé”, diz ele, cujo comércio e sitio estão situados a 30 km do distrito. “Quero que Deus abençoe nosso governador pelo que está fazendo por nós.”

Lotes 3 e 4 empregam 200 operários na pavimentação de 47,7 km e construção de 11 pontes de concreto. Foto: Edemir Rodrigues

São 14 pontes de concreto

Trecho do lote 3. Foto: Edemir Rodrigues

A pavimentação da MS-345 começou pelo lote 4 (a partir de Bonito), que corresponde a um trecho de 25 km, em execução pela empresa Via Magna, também responsável pelo lote 3, de 22,7 km. São 160 operários e pelo menos 60 equipamentos (máquinas e caminhões) circulando na execução dos serviços de terraplenagem e drenagem de águas pluviais. Alguns trechos exigirão a detonação de rochas, prevista para a próxima semana.

O engenheiro responsável pela obra, Jerry Gibertoni, informou que a meta da empreiteira é antecipar o prazo de entrega do asfalto, previsto para um ano e meio. Também antecipou que as onze pontes de concreto projetadas para os dois lotes estão sendo iniciadas simultaneamente, com contratação de mais 40 trabalhadores. “Vamos acelerar as obras de arte aproveitando o período de estiagem”, disse o engenheiro da Via Magna.

Nos lotes 1 e 2, os serviços estão na fase inicial, com limpeza do terreno e levantamento topográfico. No lote 2, cuja extensão é de 23,4 km, já surgem obras civis, com a implantação de redes de bueiros e manilhamento para contenção de águas pluviais. Nesses dois trechos, serão construídas três pontes de concreto. Com a abertura de desvios, as obras não vão interromper a MS-345. A estrada, hoje cascalhada, está em boas condições de tráfego.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação
Foto do destaque: Chico Ribeiro