23/06/2023-18h21
Durante todo o dia desta quinta-feira (22), cerca de 250 vereadores, secretários municipais, representantes dos 79 municípios do Estado, estão recebendo capacitação sobre a importância de uma Gestão Pública Inteligente.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, abriu suas portas para o seminário promovido pela União das Câmaras de Vereadores em parceria com Governo do Estado, TCU e MPMS. Durante todo o dia desta quinta-feira (22), cerca de 250 vereadores, secretários municipais, representantes dos 79 municípios do Estado, estão recebendo capacitação sobre a importância de uma Gestão Pública Inteligente.
Abrindo o encontro, o vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, representou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos e ressaltou a importância do vereador para a gestão pública. “A minha vida pública começou na Câmara de Vereadores em Ponta Porã, e sei que vocês são o elo da administração pública junto à população, por isso a importância desse seminário, e da capacitação de vocês”.
Representando o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, a deputada estadual Mara Caseiro destacou que a qualificação continuada é uma necessidade na gestão pública. “Os dirigentes das câmaras municipais têm que pensar que hoje temos a necessidade de cidades inteligentes, onde as coisas funcionem, com uma administração que acompanhe as inovações e necessidades na saúde, educação e gestão pública de um modo geral”.
Na abertura, representando o governador Eduardo Riedel, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, ressaltou a importância do trabalho que a União das Câmaras vem realizando ao longo dos anos. “Essa capacitação é de suma importância visto que os vereadores são os legítimos representantes da população na administração pública, são os que estão sempre diretamente em contato com a sociedade”, pontuou o secretário que também é um dos palestrantes do encontro.
O secretário do Tribunal de Contas da União no Estado e coordenador da Rede de Controle em MS, Mário Júnior Bertuol, ressaltou que a função das Câmaras de Vereadores é justamente a elaboração de leis, e também o papel de fiscalização do executivo. Como um dos palestrantes do evento, ele pontuou que falar sobre o Programa de Integridade Municipal, Mato Grosso do Sul tem se empenhado em muitas ações.
“O seminário é uma oportunidade para que os vereadores conheçam o programa de integridade que está sendo implementado junto aos municípios, e também para que a partir desse encontro, possamos também contar com o apoio dos vereadores para a implementação desses programas”, afirmou Bertuol.
Para o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio e palestrante do evento, Humberto Lapa Ferri, o tema – Programa de Integridade Municipal, é um projeto já direcionado para as prefeituras municipais, e “com a explanação tentaremos a adesão das Câmaras Municipais que envolve várias atividades para a prevenção. Quando envolve dinheiro público, o nosso foco é a prevenção, é a proteção antecipada de comportamentos para prevenir fraudes e prevenir corrupção”.
O presidente da União das UCVMS, Jeovani Vieira dos Santos, falou com satisfação em realizar o segundo seminário de vereadores neste ano e de poder realizar com o apoio institucional do TCE-MS. “A parceria do Tribunal de Contas com a União das Câmaras de Vereadores tem sido fundamental para a realização de nossos eventos”.
A mesa de abertura foi composta pelo vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt; o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina; a deputada Mara Caseiro; e o presidente da UCVMS, Jeovani Vieira dos Santos.
A programação da manhã seguiu com palestra aos vereadores. O Programa de Integridade Pública Municipal do Estado foi abordado por Mário Júnior Bertuol (TCU) e pelo promotor de justiça, Humberto Lapa Ferri.
No período da tarde, a “Parceria do Estado com os Municípios no Municipalismo” será apresentada pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina.
A programação do seminário segue até a manhã de sexta-feira (23) com Rede Educativa dentro do Municipalismo, proferida pelo diretor presidente da Fertel, Elias Mendes Oliveira.
Fonte: TCEMS