Home / Municipios / Pequenos produtores apresentam projeto de incentivo à agricultura familiar em Dourados

Pequenos produtores apresentam projeto de incentivo à agricultura familiar em Dourados

22/07/2021- 11h54

Proposta foi entregue ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao deputado Vander Loubet (PT)

Reunião aconteceu na sede da Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do SulReunião aconteceu na sede da Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul – Divulgação

A APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul) quer implementar melhorias nas práticas de agricultura familiar em Dourados. Nesta quarta-feira (21), o pré-projeto arquitetônico e técnico da Cidagri (Cidade Agroecológica Regional Integrada) foi entregue ao prefeito Alan Guedes (PP).

Na ocasião, ele e o deputado Federal, Vander Loubet (PT), receberam oficialmente uma via da proposta que tem como objetivo principal construir um espaço de aproximação de produtores da agricultura familiar e da economia solidária com os consumidores em torno da comercialização de produtos e serviços, com destaque para a produção agroecológica.

“Essa proposta já é fruto de esforços coletivos com o objetivo principal que é fomentar a agricultura familiar implementando novas alternativas. Vamos encontrar os recursos necessários e transformar Dourados em uma referência na Agricultura Familiar”, destacou Alan.

A ideia é que o espaço tenha uma agroindústria para processamento mínimo para produtos agroecológicos, empório agroecológico, loja da economia solidária, lanchonete, centro de distribuição, e-commerce, restaurante, lojas, espaço de co-working, espaço para feira e eventos, agrofloresta didática e incubadora de tecnologias sociais. O projeto envolve a Secretaria de Agricultura Familiar de Dourados, a APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul), a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e tem apoio do vereador Elias Ishy.

“Estou muito motivado e impressionado com o projeto. Esse é um momento muito importante e especial para a agricultura familiar de Dourados. Essa proposta vai fazer essa ligação regional acontecer e oferecer oportunidade para se trabalhar menos e ganhar mais. Nós vamos ajudar a viabilizar esse projeto”, garantiu o deputado.

O vereador e presidente da comissão de Agricultura Familiar da Câmara, Elias Ishy, ressaltou a importância do empenho de todas as forças. “A união e a força foram pontos importantes para o desenvolvimento desse projeto e faço essa avaliação pelo tempo que tenho de atuação no legislativo”, explicou o parlamentar.

Fonte: Marcos Morandi/ Midiamax