27 Abril 2021- 19h38
Produção ocorreu em 3.529 milhões de hectares cultivados com a soja, aumento de apenas 4% em relação a safra passada. Semagro e Aprosoja apontam pesquisa e tecnologia como responsáveis pelo salto de produtividade.
A safra de soja dos anos 2020/21 bateu recorde e Mato Grosso do Sul colheu 13 milhões de toneladas do grão no período, superando as previsões iniciais. Os dados foram anunciados nesta terça-feira (27), pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e pela Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS).
O volume de 13,305 milhões de toneladas de soja produzidas no estado representa um recorde histórico, já que é 17,8% maior que as 11,325 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/2020. A produtividade também surpreendeu, fechando em 62,8 sacas por hectare, segundo dados do projeto Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA/MS).
A produção se deu em 3.529 milhões de hectares cultivados com a soja, aumento de apenas 4% em relação a safra passada. “Os números revelam que demos um salto de produtividade nesta safra, reflexo do investimento em pesquisa e tecnologia feito pelos agricultores”, destaca André Dobashi, presidente da Aprosoja/MS.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou a modernização do ciclo produtivo. “A tecnologia se faz com pesquisa, com o produtor adotando essas informações e com crédito no momento correto. Agradecemos aos produtores que têm feito esse trabalho excelente que representa aumento da atividade econômica de todo o Estado”, finaliza.