24/04/2023-20h01
O presidente da Casa de Leis reforçou que audiência será oportunidade para conhecer o formato de concessão que a ANTT está propondo
Segundo Gerson Claro, a audiência será uma oportunidade para os diferentes segmentos organizados da sociedade sul-mato-grossense conhecerem as linhas gerais do formato de concessão que a ANTT está propondo e apresentarem sugestões para aperfeiçoá-lo.
“Uma questão que me chamou atenção é a exclusão do ramal ferroviário até Ponta Porã (MS) sob a justificativa de ser inviável economicamente por causa da concorrência de uma ferrovia, a extensão da Ferroeste de Cascavel (SC) até Maracaju (MS), que ainda é só um projeto, com previsão de início das operações em 2035, se o cronograma de implantação de 1.576 quilômetros for cumprido”, declarou o parlamentar.
Ele completou que não se pode ignorar que o ramal simplesmente atravessa os quatro maiores polos agrícolas de Mato Grosso do Sul. “O ramal, que pode complementar a logística de escoamento da produção, se conectando com a Ferroeste, tem o traçado pronto, talvez seja preciso fazer algumas adequações nos trechos onde atravessa o perímetro urbano das cidades, prescinde de desapropriações para reconstrução da ferrovia com adoção de bitola larga”, analisou.
A audiência
A audiência pública está programada para começar às 14 hras, no auditório do Grand Park Hotel, na Avenida Afonso Pena, 5.282, em Campo Grande (MS). A segunda audiência pública está programada para o dia 3 de maio, em Brasília (DF), na sede da ANTT.
A Malha Oeste está praticamente desativada, com exceção de dois trechos, um é o de Três Lagoas (MS), para o escoamento da celulose exportada pelo porto de Santos (SP).
O outro é para escoar o minério de ferro de Corumbá (MS), andando poucos quilômetros sobre trilhos até chegar à Bolívia. Parcialmente desativada desde 2015, a linha férrea será relicitada após a concessão ser devolvida pela Rumo ALL há três anos.
Potencial
Os estudos de viabilidade econômica mostram que o trecho a ser licitado, 1.623 quilômetros, tem potencial de transportar 40 milhões de toneladas, principalmente de minérios e celulose, por ano pela ferrovia.
A maior parte será composta por celulose (12,7 milhões de toneladas), minério de ferro (7 milhões de toneladas), grãos (7,3 milhões), açúcar (2,4 milhões de toneladas) e combustíveis.
O transporte de combustíveis pelos vagões está suspenso há oito anos, desde 2015. Conforme estimativa da ANTT, os caminhões trazem para o Estado 30 milhões de metros cúbicos de gasolina e 56 milhões de metros cúbicos de óleo diesel.
Para atingir este potencial, a futura concessionária deverá investir R$ 18,1 bilhões em 60 anos. A maior parte do montante, de R$ 16,4 bilhões, será destinado aos primeiros sete anos para a troca de dormentes e trilhos, compra de locomotivas, reforma de pátios de manobras, entre outros.
Apesar de o frete rodoviário ser 362% mais caro em relação ao ferroviário para o transporte de fertilizantes, por exemplo, o caminhão é hoje a única opção em Mato Grosso do Sul.
Estudo da ANTT mostra que o custo do transporte do fertilizante por carretas é de R$ 14,84 por toneladas, enquanto por trens pode sair por R$ 3,21.
A Malha Oeste é a nova denominação da Novoeste, concessionária entre Bauru (SP) e Corumbá.
Primeira a ser privatizada no País, em 5 de março de 1996, a ferrovia passou por investidores americanos (Noel Group) e brasileiros (ALL).
O fracasso custou caro ao Estado, que ficou sem um dos modais de transporte mais baratos para garantir o escoamento da produção.