06/07/2021- 08h15
Cerca de 30 mil doses da Janssen devem sobrar após o fim da imunização na fronteira e serão distribuídas aos 66 municípios que não participaram do estudo
O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) informou ao Correio do Estado que não pedirá todas as doses remanescentes da Janssen para a Capital.
De acordo com o governante do município, as doses que sobrarem do estudo de vacinação nos municípios da fronteira com o Paraguai devem ser divididas para 66 cidades que não participaram da pesquisa como prevê o governo do Estado.
“Não vou pedir todas as doses que sobrarem apenas para Campo Grande, todos merecem receber”, disse Marquinhos.
Na manhã desta segunda-feira (5), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, relatou que cerca de 20 a 30 mil doses sobraram após a imunização total da população dos municípios selecionados.
De acordo com o titular da pasta essas doses foram enviadas a mais e devem ser distribuídas para o resto do Estado.
Mesmo respeitando a distribuição da sobra para todo os municípios, o prefeito de Campo Grande questionou o motivo dessas doses não serem divididas agora, já que vão sobrar.
“Se as doses irão sobrar como o secretário noticiou, porque não nos encaminham já, para vacinarmos nosso povo, queremos as doses o mais rápido possível e dentro do prazo de validade”, indagou o governante.
Resende explicou que as doses que devem sobrar, são resultado do avança da imunização no Estado enquanto o estudo não era aceito.
“Durante o processo da conquista desse estudo vieram vacinas que fizeram com que avançasse a imunização na fronteira, ocasionado a sobra, pois o número que pedimos já não batia com o número de pessoas que precisavam ser imunizadas”, esclareceu.
Distribuição de vacinas
Mato Grosso do Sul recebeu nesta segunda-feira (05), 20.000 doses da vacina Janssen que vieram a mais para o estudo de vacinação em massa nos municípios fronteiriços do Estado.
Também foi feita a entrega de 38 mil doses da AstraZeneca e 29.250 da Pfizer para 66 municípios, ambas para a segunda dose.
Vacinação
Segundo dados da plataforma Vacinômetro, 1.805.227 doses foram aplicadas no Estado desde 18 de janeiro de 2021, início da campanha de imunização.
Com isso, 46,64% da população sul-mato-grossense está vacinada com a primeira dose, enquanto 21,32% está imunizada com as duas doses ou dose única.
Fonte: Thais Libni/ Correio do Estado